ATÉ 17 H

Eleições para conselheiros tutelares iniciam com problemas em Maceió

Por Redação 06/10/2019 - 10:57
Atualização: 06/10/2019 - 12:28

ACESSIBILIDADE

Pei Fon/ Secom Maceió
Conselho Tutelar de Cruz das Almas
Conselho Tutelar de Cruz das Almas

As eleições para conselheiros tutelares em Alagoas começaram na manhã deste domingo, 6, registrando diversos problemas. 

De acordo com promotores de Justiça, que através do Ministério Público de Alagoas estão fiscalizando as eleições, problemas como  urnas rasgadas e desacompanhadas de listagem de eleitor foram encontradas em locais de votação. Além dos obstáculos com as urnas, mesários se atrasaram e outros faltaram. Em alguns locais de votação também foi denunciada a afalta de estrutura como banheiro e bebedouro para o público. 

Segundo o coordenador da comissão de fiscalização do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL), promotor Ubirajara Ramos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ((CMDCA) foi acionado em todos os casos para resolver cada uma das situações.

Ele informou ainda que também foi encontrada propaganda de candidatos ao cargo, o que é proibido pela Resolução no 007/2019 do CMDCA, no item 13.4, que fala das condutas vedadas pelos candidatos durante o processo de votação.

Nestes casos, o CMDCA deve instaurar procedimento administrativo para que seja feita a cassação do registro ou do mandato, caso o conselheiro seja eleito.

O processo de votação segue até as 17h em todo o estado. Em Maceió são 113 locais de votação e 50 novos conselheiros tutelares. Ao todo 183 disputam as vagas na capital e no estado são 535 vagas para 107 conselhos tutelares. 


Encontrou algum erro? Entre em contato